Lição 07 – Estevão-Um Mártir Avivado (Enomir Santos)
🟠 ESTÊVÃO, UM MÁRTIR AVIVADO
EBDVIEWS 📚 Enomir Santos
Prezado(a) professor(a), nesta aula, seus alunos aprenderão sobre Estevão, o primeiro mártir do Evangelho. A Bíblia declara que ele era um homem cheio de fé em razão da ousadia com a qual pregava o Evangelho; bem como era cheio “de poder” pelo fato de que muitos sinais e prodígios se realizavam por suas mãos. No entanto, o que impressiona em Estevão é o seu exemplo de perseverança e fidelidade a Deus diante da morte.
Segundo Lawrence O. Richards, Estevão “pregava aos judeus de língua grega que faziam parte da população permanente de Jerusalém. ‘Libertos’ é Libertinoi, uma palavra latina que sugere que os membros desta sinagoga eram escravos libertados ou filhos de escravos. Isto não seria surpreendente, pois muitos judeus haviam sido tomados cativos e escravizados nas rebeliões anteriores na Terra Santa” (2007, p. 261).
A morte de Estevão marca o início da perseguição oficial dos cristãos. As medidas severas aplicadas sobre Estevão tinham a intenção de amedrontar os irmãos e conter o avanço da pregação do Evangelho. No entanto, como se sabe, o martírio de Estevão desencadeou a propagação do Evangelho em vários lugares por onde os cristãos se dispersaram.
Alguns aspectos devem ser considerados a partir do testemunho de Estevão. Em primeiro lugar, este servo de Deus experimentou o avivamento de tal maneira que a fé e o poder do Espírito Santo sobre a sua vida se comprovavam pela sabedoria como pregava e pelas maravilhas operadas, que deixavam os seus algozes admirados. Jesus declarou que os sinais seguiríam os que cressem (cf. Mc 16.17). Em segundo lugar, o fervor espiritual de Estevão o consagrava como um servo de grande intimidade com o Senhor. Esse aspecto se evidencia pela perseverança de Estevão diante da morte. Mesmo depois de ser apedrejado e sucumbido diante daqueles que queriam dar fim à sua vida, Estevão ainda intercede por eles como se estivesse orando por um amigo (At 6.60). Esse fato nos traz à memória as mesmas palavras ditas por Jesus sobre a cruz quando entregou Seu espírito (Lc 23.34).
O amor e o perdão concedidos aos seus executores são as maiores provas de que Estevão, de fato, havia experimentado o verdadeiro avivamento. A reflexão que cabe aos crentes atualmente é se suportariam o mesmo sofrimento ou como reagiríam à perseguição. A resposta negativa admite a extrema necessidade de um avivamento espiritual para a igreja contemporânea. Oremos ao Senhor para que avive a Sua Igreja de tal forma que o mesmo sentimento de Estevão sobeje em nossos corações.
(ENSINADOR CRISTÃO)
📝 NOTE LIÇÕES IMPORTANTES SOBRE UM MÁRTIR AVIVADO:
1️⃣ É CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. Nem tanto para falar muitas línguas estranhas nem exibir seus dons espirituais. Ele é cheio do Espírito Santo para TESTEMUNHAR com PODER.
2) OLHAR FIXO NO CÉU: Nada de olhar para o ÓDIO de seus acusadores, nada de intrigar, contender, encher o coração de Raiva e ódio. Ele olhava somente para a ETERNIDADE, para sua CIDADANIA CELESTIAL. Sim, enquanto estivermos com os OLHOS FIXOS EM JESUS, nós veremos a glória de Deus e nunca vamos dar ouvidos às OPOSIÇÕES.
3️⃣ VIU A GLÓRIA DE DEUS: Não é todos que vêem a Glória de Deus mas somente aqueles a quem Ele quer se revelar. E que visão maravilhosa. A terra se distancia e o céu se aproxima quando vemos a sua glória ALELUIA❗ É como se o Cristo estivesse dizendo: ENTRA NO GOZO DO TEU SENHOR❗
4️⃣ QUANDO O MÁRTIR ESTÁ CHEIO DA GLÓRIA O INIMIGO PERCEBE. E mesmo rangendo os dentes de fúria, o Martir do Senhor ainda IMITA SEU MESTRE, dizendo: PAI, PERDOA-LHES E NÃO LHES IMPUTES ESSE PECADO.
5️⃣ UM MÁRTIR DO SENHOR, PASSA O MANTO DA CONTINUIDADE.
Ao morrer, as vestes de Estevão foram deixadas aos pés de um jovem SAULO. Assim como Elias dixou seu manto em Elizeu. Na bíblia, nada é por acaso, Deus já sinalizava que estava escolhendo aquele jovem para suceder aquele discípulo que fazia essa transição entre judeus e gentios.
Que Deus nos abençoe
Enomir Santos
Deixe um comentário