Lição 04 – O Ministério Avivado de Jesus (Mara Fagundes)

🛡 Rede Auxílio EBD 🛡️

📜 Lições publicadas pela CPAD para o 1º Trimestre de 2023.

TEMA: Aviva a tua Obra
O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus.

Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato .

Lição 04 – O ministério avivado de Jesus

📝 Comentário – Mara Fagundes🌷 – Auxílio ao aluno EBD

1️⃣8️⃣/0️⃣1️⃣/2️⃣3️⃣
Quarta Feira “Jesus conduzido pelo Espírito ao deserto “.

[[Mt 4:1]] (JFA) (ARA) “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”

❇️ Continuando o capítulo 3, o evangelista Mateus inicia o capítulo 4 relatando que, após o evento público glorioso do batismo, Jesus foi conduzido a uma dura experiência privada, a tentação.

❇️ O texto diz que Ele “foi levado pelo Espírito ao deserto”. O Espírito Santo é o condutor. Jesus está agora no deserto sofrendo tentações, e isto quer dizer que nem sempre as situações tentadoras são uma prova de que alguém está fora dos planos de Deus. Muitas vezes, as tentações fazem parte do plano do Todo Poderoso.

O conceito bíblico de “tentação” é: um teste para demonstrar genuinidade, fidelidade e caráter, ou seja, é a sedução para pecar, que provém de paixões e desejos humanos (Tg 1:14; 1Jo 2:16). A sedução também pode vir do diabo, que é chamado “o tentador”.

❇️ Os estudiosos afirmam que Jesus foi levado do vale do rio do Jordão (300 metros abaixo do nível do mar) até às alturas do deserto solitário da Judéia. E foi por um mandamento divino.

As vezes, quando as coisas estão mal ou estamos sofrendo alguma tentação, é muito fácil pensar que estamos fora da vontade de Deus. Contudo, quando Jesus estava no deserto, Ele estava no centro da vontade do Senhor.

❇️ Vemos claramente o contraste entre o deserto em que Jesus foi levado e o cenário da tentação do primeiro casal. Adão e Eva estavam no paraíso, num lugar surpreendentemente lindo, Jesus, num deserto desolador. O casal tinha tudo o que uma pessoa poderia desejar comer, Jesus estava faminto. Eles não estavam sós, tinham um ao outro, Jesus estava sozinho. Apesar de todas as vantagens, eles fracassaram, ao passo que Jesus venceu! Ele triunfou!Eis a grande diferença!

❇️ Mas, porque Jesus foi tentado?

O escritor aos hebreus responde de forma maestral: “Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque, naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hb 2:17,18).

❇️ BEACON tem uma afirmação relevante sobre a tentação de Jesus: “A última sentença declara uma verdade muito reveladora: Ele “sendo tentado, padeceu”. Isto não foi fingimento. Isto foi um estado de guerra, difícil e severo. As tentações de Jesus eram tão reais para Ele quanto quanto as nossas são para nós – e igualmente angustiantes. Alguns diriam que, como Cristo era o Filho de Deus, Ele sabia que não iria fraquejar, não se entregaria. Mas isso faria das suas tentações uma farsa vazia e negaria a afirmação clara da epístola aos hebreus. Se Ele foi “de todas as maneiras tentado como nós somos”, deve ter sofrido o mesmo tormento e a mesma tortura na Sua própria consciência que nós sofremos quando somos fortemente tentados. É verdade que, como o Filho de Deus, Ele era onisciente. Mas há muitas indicações nos Evangelhos de que Jesus limitava o Seu conhecimento na Sua verdadeira consciência. Isto fazia parte da encarnação, de tornar-se como nós. Foi parte do preço que Ele teve que pagar para ser ao mesmo tempo o nosso Sumo Sacerdote e o nosso sacrifício pelos pecados.”

💟 Este tempo de prova mostrou que Jesus realmente é o Filho de Deus, capaz de vencer o diabo e suas tentações. Não se pode provar a verdadeira obediência de uma pessoa sem que ela tenha a oportunidade de desobedecer. Lembre-se que suas convicções só poderão ser consideradas fortes se suportarem a pressão! Sabendo que o diabo nos tenta quando estamos vulneráveis, quando estamos sob tensão física ou emocional (solitários, cansados, prestes a tomar decisões importantes ou em dúvida), devemos estar atentos aos ataques do inimigo em todos os momentos. Portanto, quando você for tentado, recorra Àquele que, mesmo sendo tentado, não pecou, por isso, pode socorrer e dar forças.

Rede Auxílio ao Aluno EBD 1° Trimestre 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *