Lição 04 – O Ministério Avivado de Jesus (Erivelton Figueiredo)

O nascimento de Jesus sob virtude do Espírito.

Lucas 1:35
 “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Aprimeira predição sobre o nascimento do Messias (o Redentor) foi proferida pelo próprio Deus após a queda de Adão e Eva. Falando com o tentador, Deus disse – “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Note que o Senhor é bem específico ao se referir sobre a concepção do futuro Redentor ao dizer que Ele seria da “semente” da mulher, e não “semente” do homem, o que era importante em uma cultura patriarcal, via de regra, os descendentes eram rastreados pela linha paterna. Até a genealogia oficial do Messias é rastreada pelo pai legal de Jesus (José). Na “semente da mulher”, há a indicação de que o Messias não teria um pai natural, ou seja, Ele nasceria de uma virgem.

Em suma, o nascimento de Jesus ocorreu sem projetos, desejos ou intervenção (de ambas as partes) humana. Maria e José não programaram uma gravidez. Talvez alguém esteja pensando que relação esse assunto tem com avivamento espiritual. Ora, assim como o nascimento de Jesus foi através de uma intervenção divina o avivamento espiritual também o é. Não são as corriqueiras atividades estritamente humanas (no aspecto religioso) que podem levar-nos a um avivamento. Embora sejamos nós quem devemos buscá-lo, entretanto não está em nós o poder de promovê-lo.

Nenhum dos outros filhos que Maria e José (segundo a Bíblia, foram, pelo menos seis, além de Jesus) foram concebidos como Jesus. Desde que fora visitada pelo anjo Gabriel, Maria entendeu que o que lhe estava para acontecer era algo sobrenatural – “Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra…” Avivamento espiritual operado pelo poder de Deus não proporciona apenas sentimentos emotivos com características efêmeras, antes e muito melhor que isso, ele (o renovo) concede ao crente avivado disposição em obedecer a Deus em todas as coisas.

Quando o Senhor diz que – “porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”, Ele está dizendo (neste caso) que é Ele quem desperta em nós o desejo de ser avivados assim como é Ele quem realiza o avivamento. Mas o despertar do Senhor não é como num passe de mágica. Ele não estala simplesmente os dedos e passamos a desejar o renovo, não é assim. É um processo que tem início com a busca, o anseio pela Palavra de Deus, pois é através dela que somos convencidos da nossa real condição espiritual.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Teologia Sistemática, vol. III – Norman Geisler
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

One Response to Lição 04 – O Ministério Avivado de Jesus (Erivelton Figueiredo)

  1. ISRAEL COSTA DE OLIVEIRA disse:

    O desejo vem , mas nós temos que buscar
    Quando estamos com fome nós temos que ir ao restaurante para comer, o restaurante não vem a nós
    Assim é o avivamento ! Temos que buscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *