Lição 03 – O Avivamento no Novo Testamento (Rede Auxílio EBD)

🛡 Rede Auxílio EBD 🛡️

📜 Lições publicadas pela CPAD para o 1º Trimestre de 2023.

TEMA: Aviva a tua Obra
O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus.

Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato .

Lição 03 – *“` O avivamento no Novo Testamento “

📝 Comentário – Auxílio ao aluno EBD

1️⃣2️⃣/0️⃣1️⃣/2️⃣3️⃣

Quinta Feira – “Jesus: criação, vida e luz para os homens”.

Jo 1.3,4

[3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.]
[4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.]

📁 Bom dia queridos e amados professores da classe de adultos, paz do Senhor.

📁 Na leitura bíblica de hoje veremos que:

📌 O que João fala a respeito de Jesus é suficiente para provar, sem sombra de dúvida, que Ele é Deus. Ele declara:
Sua interferência na criação do mundo, v. 3. Isto, aqui, está:

📍 Afirmado expressamente: “Todas as coisas foram feitas por Ele”. Ele estava com Deus, não somente de modo a estar familiarizado com os conselhos divinos, desde a eternidade, mas para estar ativo nas operações divinas, no princípio do tempo. “Então, eu estava com Ele”, Provérbios 8.30. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus (SI 33.6), e Cristo era a Palavra, o Verbo. Por meio dele, não como um instrumento subordinado, mas como um agente coordenado, Deus fez o mundo (Hb 1.2), não como o trabalhador cria, com seu machado, mas como o corpo vê, com o olho.

📍 O contrário é negado: “Sem ele nada do que foi feito se fez”, desde o mais elevado anjo até o verme mais inferior. Deus, o Pai, não fez nada sem Ele na criação. Veja:
[1] Isto prova que Ele é Deus: “O que edificou todas as coisas é Deus”, Hebreus 3.4. O Deus de Israel frequentemente provava que era Deus com isto, como tendo criado todas as coisas (Is 40.12,28; 41.4; veja também Jr 10.11,12).
[2] Isto prova a excelência da religião cristã, o fato de que o autor e o fundador da religião é o mesmo que tinha sido o autor e fundador do mundo. Como deve ser, necessariamente, excelente esta constituição, que deriva sua instituição daquele que é a fonte de toda excelência! Quando adoramos a Cristo, nós adoramos àquele a quem os patriarcas honraram como o Criador do mundo, e em quem todas as criaturas confiam.
[3] Isto mostra como Ele estava bem qualificado para a obra da nossa redenção e salvação. O socorro foi colocado sobre aquele que realmente é poderoso, pois foi colocado sobre aquele que fez todas as coisas, e o autor da nossa felicidade é o autor da nossa existência.

📍 A vida e a luz estavam originalmente nele: “Nele, estava a vida”, v. 4.
Isto prova ainda mais que Ele é Deus, e que está, de todas as maneiras, qualificado para sua missão, pois:
(1) Ele tem a vida em si. Ele não é somente o Deus verdadeiro, mas é o Deus vivo. Deus é vida. Ele jura por si mesmo, quando diz: “Assim como Eu vivo”.
(2) Todas as criaturas vivas têm sua vida nele. Não somente toda a matéria de sua criação foi feita por Ele, mas também toda a vida que está na criação é derivada dele, e sustentada por Ele. Foi a palavra de Deus que produziu as criaturas que se movimentam, que têm vida, Gênesis 1.20; Atos 17.25. Ele é aquela Palavra pela qual o homem vive mais do que pelo pão (Mt 4.4).
(3) As criaturas racionais têm sua luz oriunda dele. A vida que “era a luz dos homens” vem dele. A vida no homem é alguma coisa maior e mais nobre do que é em outras cri aturas; é racional, e não meramente animal. Quando o homem se tornou alma vivente, sua vida era luz, suas capacidades distinguiam-no e o colocavam acima dos animais que perecem. “A alma [ou “espírito”, versão RA] do homem é a lâmpada do Senhor”, e é a Palavra eterna que acende esta lâmpada. A luz da razão, assim como a vida dos sentidos, deriva dele, e depende dele. Isto o prova adequado para empreender nossa salvação, pois a vida e a luz, a vida espiritual e eterna e a luz, são as duas grandes coisas de que o homem caído, que está tão sub jugado pelo poder da morte e das trevas, precisa. De quem podemos esperar a luz da revelação divina, a não ser daquele que nos deu à luz da razão humana? E se, quando Deus nos deu a vida natural, esta vida estava no seu Filho, com que disposição nós devemos receber os registros do Evangelho, que mostram que Ele nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu Filho!

Rede Auxílio ao Aluno EBD 1° Trimestre 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *