Lição 03 – O Avivamento no Novo Testamento (Rede Auxílio EBD)

🛡 Rede Auxílio EBD 🛡️

📜 Lições publicadas pela CPAD para o 1º Trimestre de 2023.

TEMA: Aviva a tua Obra
O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus.

Comentarista:
Pr.Elinaldo Renovato .

Lição 03 –
O avivamento no Novo Testamento

📝 Comentário – Auxílio ao aluno EBD

0️⃣9️⃣/0️⃣1️⃣/2️⃣3️⃣

Segunda Feira – “”. Jesus ensinava com autoridade, diferentemente dos escribas

Mt 7.28 [E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;]

📁 Bom dia queridos e amados professores da classe de adultos, paz do Senhor.

📁 Na leitura bíblica de hoje, veremos que:

📌 As palavras concluindo Jesus este discurso marcam o final do ensino de Jesus sobre o discipulado, e um retorno à narrativa de Mateus. Jesus havia deixado as multidões completamente admiradas com a sua doutrina. Ele era diferente dos mestres da lei religiosa, que citavam frequentemente os conhecidos rabinos a fim de dar mais autoridade aos seus ensinos. Jesus não tinha essa necessidade; como era o Filho de Deus, Ele sabia exatamente o que as Escrituras diziam e significavam. Ele era a suprema autoridade. Jesus não precisava citar ninguém, porque Ele mesmo era a própria Palavra Original, o Verbo (João 1.1). O povo nunca tinha ouvido um ensino como este.

📌 Nos dois últimos versículos (vv.28,29), tomamos conhecimento da impressão criada pelo discurso de Cristo nos seus ouvintes. Foi um excelente sermão, e é provável que Ele tenha falado muito mais, porém estas palavras não foram registradas. Sem dúvida, as palavras que saíram da sua boca, de cujos lábios se derramava a graça, contribuíram poderosamente para isso. Portanto:

1️⃣ Eles ficaram admirados com a sua doutrina. Acredita-se que poucos tenham sido levados a segui-lo, mas naquele momento todos ficaram maravilhados. Veja bem: Será que é possível acreditar que as pessoas admirem um bom sermão e ainda assim permaneçam na ignorância e na incredulidade? Ficam admiradas, mas não se tornam santificadas?

2️⃣ Talvez a razão disso seja que, apesar de ensinar com autoridade, Ele não era como os escribas. Os escribas pretendiam ter a mesma autoridade de qualquer um dos mestres, e eram apoiados por todas as vantagens externas que conseguiam. Porém, a sua pregação era pobre, vazia e insípida. Falavam como se não fossem mestres daquilo que pregavam, suas palavras não vinham de alguém que tivesse força ou vida, e repetiam as palavras como os alunos repetem as lições.

3️⃣ Mas Cristo pronunciava o seu discurso da mesma maneira que um juiz pronuncia uma sentença. Ele realmente fazia seus discursos com tom de autoridade. Suas lições eram leis, e a sua palavra era uma palavra de comando. Cristo, sobre a montanha, mostrava mais autoridade que os escribas na cadeira de Moisés. Dessa forma, quando Cristo ensina às almas através do seu Espírito, Ele ensina com autoridade. Ele disse: “Haja luz. E houve luz”.

Rede Auxílio ao Aluno EBD 1° Trimestre 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *